sábado, 17 de outubro de 2009

6 meses depois...

Estive o semestre longe do blog, porém não longe do asfalto.
Foram várias corridas nesse período, dentre elas a 1ª meia maratona de Goiânia, Circuito Caixa de Corridas etapa Goiânia, Volta USP São Carlos e, a que eu vou falar um pouco sobre, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

Emprego novo, inicio de MBA, tempo mais curto, porém sempre com espaço reservado na agenda para gastar a sola do tênnis. Nesses ultimos meses meu palco para treinos foram as tardes de goiânia voltando do trabalho (8,7km) em alguns dias da semana e as manhãs de domingo pelas ruas da cidade correndo entre 12 e 15km.

Desde o último post, onde teci o texto sobre a meia maratona de São Paulo, melhorei meu desempenho para os 21,1km, perdi uns quilinhos, mantive a sequencia de treinos e treinei manter ritmo na corrida evitando oscilações bruscas e frequentes na velocidade. O resultado disso foram 21,1km bem corridos, sem paradas e com a linda paisagem do Rio de Janeiro.

No dia 04 de setembro dirigi das 15h da tarde até as 23h de Goiânia a Ibaté/SP onde encontrei meus familiares e amigos e para de lá seguirmos às 04h da manhã do próximo dia para Campinas/SP de onde saiu nosso vôo do Aeroporto Viracopos para o Galeão no Rio de Janeiro às 7h.

Com motoristas contratados para os 03 dias de estada na cidade maravilhosa seguimos em 02 carros conhecendo mais da cidade, desde o Maracanã até a favela da rocinha, passamos pelas praias de São Conrado (onde iniciou a meia maratona) e seguimos por Leblon, Ipanema e Copacabana, fomos ao pão de açúcar (onde pagamos R$ 5,50 por uma Itaipava long neck!!!) e ao cristo (claro!) e até demos um rolê à noite perto dos arcos da lapa. Já viajei por muitos lugares do Brasil, achei q não gostaria do Rio, mas, quando se está lá, não tem como não se encantar, é a cidade maravilhosa.

Como sempre a corrida começou pontual, porém demoramos a cruzar linha de partida, tinha muiiiiita gente, mas nada de atropelo, tudo muito bem organizado. Corremos juntos eu, Jorge e Kalel os 4 primeiros Km, dali do inicio do Leblon nos distanciamos um pouco. Estava me sentindo bem, achei o clima ótimo, quente e sem sol e uma brisa ótima que vinha do mar, resolvi acelarar um pouco, mas sem comprometer meu corpo, afinal ainda tinha 17km a frente. Passei, então, a praia do Leblon, Ipanema e Copacabana, onde viramos na Avenida princesa Isabel, marcando ali cravados 11km.

No Km13 foi distribuido Gatorade e dali pra frente, logo depois dos túneis, a corrida passou a ficar diferente, o ar esfriou e diminui a velocidade do km 14 aos 15,5 o suficiente para o Jorge me alcançar. Esse encontro com o companheiro de corrida foi muito bom, pois o tive como passer (ou coelho) o que me permitiu voltar a um bom ritmo de corrida. Fomos no mesmo ritmo até perto do km 20, dali pra frente resolvemos fazer um sprinter (correr num ritmo mais veloz) e aceleramos. Posso jurar que esse 1,1km final é maior do que o indicado. Enfim cruzamos a linha de chegada, em uma das melhores corridas que já participei, tanto pelo local como pelo me sentir bem. Acredito que me consolidei agora para a categoria das meias maratonas.

Aguardamos anciosos agora a chegada da São Silvestre, uma vez que esse ano conseguimos que mais amigos se inscrevessem para se divertirem conosco nessa corrida de confraternização para finalizar o ano.

sexta-feira, 13 de março de 2009

E lá se foi a primeira..

Ao contrario do que aparenta, o desafio de correr em uma nova categoria de corrida vai além de cruzar sua linha de chegada a primeira vez.


Minha primeira corrida de rua foi a 82ª São Silvestre (2006). Estreei minha vida de corredor de rua em uma corrida de 15 Km, com muitos poucos, curtos e distantes treinos um do outro poucos meses antes. Nesse dia descobri que não basta apenas estrear, vc tem que se adaptar e se acostumar com essa distancia para que não se torne apenas uma unica corrida e que essa distancia não seja abandonada assim que estreiada.

Nunca havia corrido 8km até aproximadamente 1 mês antes do tão esperado 31 de dezembro de 2006, assim como nunca havia corrido meus primeiros 10km até 4 dias antes.

Finalizei a corrida de virada de ano não me sentindo com "A Missão Cumprida", mas sim com "Uma Missão Iniciada". A chegada não foi um final e sim uma porta aberta para um novo inicio. Sabia que não estava apto a correr 15km, precisei de muito esforço, muita força de vontade e o incentivo positivo de meu tio me acompanhando por todo percurso para completa-la, ainda que em alguns momentos a passos lentos e curtos, mas sem me dar ao luxo de andar.

2007 foi um ano de poucas provas e alguns poucos treinos por falta de consiliação de horario da corrida com trabalho, faculdade e viagens. 31 de dezembro estava eu mais uma vez, correndo a 83ª edição da São Silvestre, com meu tio sacrificando sua prova novamente para me acompanhar, o que foi de primordial importancia mais uma vez.

2008 iniciei o ano diferente, a corrida tomou um espaço maior. Janeiro, Fevereiro e Março foram de treinos diarios intenços e passei a competir em provas de 10km como as 02 primeiras do circuito das estações adidas em São Paulo e o circuito da caixa e os 70 anos do Popular em Goiânia. Nesse ano, juntaram-se à equipe 02 grandes amigos, Kalel e Jorge, que tb se dedicaram aos treinos e participaram conosco da São Silvestre. Nesse ano, além de me sentir confortavel em correr os 15km, tivemos o privilégio de ter nossa foto no divulgada no site do terra (como consta em uma das postagens anteriores neste blog). Me senti, não com a missão cumprida, mas com a necessidade de aumentar a marcha. Terminei a São Silvestre "inteiro", sabendo que era hora de um novo desafio.

Não vai ser diferente dessa vez! O 1º desafio, estrear na 1/2 Maratona foi cumprido, a necessidade de estar melhor preparado para a prova ja foi dispertado. Resta agora, em 2009, dedicar a muitos treinos, para que essa distancia não seja um peso e sim, seja superada com facilidade, abrindo as portas, então, para as Maratonas.

Segue o video da minha chegada: