quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reta final São Silvestre

Faltando pouco mais de 1 mês, na reta final para a São Silvestre, os treinamentos seguem em Ibaté, não muito intensos mas seguem... A galera esta bastante animada, cada vez mais pessoas estão interessadas na corrida.

Em relação aos treinos, vale a pena destacar as novas atualizações de imagens do Google Earth, ferramenta importante que auxilia muito nos nossos treinos. Apesar de ainda serem imagens antigas na nossa região a qualidade melhorou muito, o que facilita a nossa medição de distância e a escolha de novos caminhos na zona rural da nossa modesta cidade.
Um treino bastante interessante para a prova paulistana do dia 31 de Dezembro (15-Km), poderia ser chamado de "Volta a usina da Serra", saindo do estádio municipal de Ibaté e indo até a Usina da Serra pela estrada de asfalto e voltando pela estrada de terra até o estádio municipal novamente, totalizando os 15 Km. É percurso que conta com diversas subidas e descidas e diferentes terrenos (asfalto e terra) servindo, na minha opinião, como treino ideal para São Silvestre.
Pretendemos agora nessas últimas semanas impor um ritmo de treinamentos mais intensos aqui em Ibaté para não facilitar tanto para os quenianos né!?
Logo logo também precisamos definir qual estrtégia utilizaremos para aparecer na televisão durante a prova. Vale tudo pra mandar um oi pra galera né!

sábado, 17 de outubro de 2009

6 meses depois...

Estive o semestre longe do blog, porém não longe do asfalto.
Foram várias corridas nesse período, dentre elas a 1ª meia maratona de Goiânia, Circuito Caixa de Corridas etapa Goiânia, Volta USP São Carlos e, a que eu vou falar um pouco sobre, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

Emprego novo, inicio de MBA, tempo mais curto, porém sempre com espaço reservado na agenda para gastar a sola do tênnis. Nesses ultimos meses meu palco para treinos foram as tardes de goiânia voltando do trabalho (8,7km) em alguns dias da semana e as manhãs de domingo pelas ruas da cidade correndo entre 12 e 15km.

Desde o último post, onde teci o texto sobre a meia maratona de São Paulo, melhorei meu desempenho para os 21,1km, perdi uns quilinhos, mantive a sequencia de treinos e treinei manter ritmo na corrida evitando oscilações bruscas e frequentes na velocidade. O resultado disso foram 21,1km bem corridos, sem paradas e com a linda paisagem do Rio de Janeiro.

No dia 04 de setembro dirigi das 15h da tarde até as 23h de Goiânia a Ibaté/SP onde encontrei meus familiares e amigos e para de lá seguirmos às 04h da manhã do próximo dia para Campinas/SP de onde saiu nosso vôo do Aeroporto Viracopos para o Galeão no Rio de Janeiro às 7h.

Com motoristas contratados para os 03 dias de estada na cidade maravilhosa seguimos em 02 carros conhecendo mais da cidade, desde o Maracanã até a favela da rocinha, passamos pelas praias de São Conrado (onde iniciou a meia maratona) e seguimos por Leblon, Ipanema e Copacabana, fomos ao pão de açúcar (onde pagamos R$ 5,50 por uma Itaipava long neck!!!) e ao cristo (claro!) e até demos um rolê à noite perto dos arcos da lapa. Já viajei por muitos lugares do Brasil, achei q não gostaria do Rio, mas, quando se está lá, não tem como não se encantar, é a cidade maravilhosa.

Como sempre a corrida começou pontual, porém demoramos a cruzar linha de partida, tinha muiiiiita gente, mas nada de atropelo, tudo muito bem organizado. Corremos juntos eu, Jorge e Kalel os 4 primeiros Km, dali do inicio do Leblon nos distanciamos um pouco. Estava me sentindo bem, achei o clima ótimo, quente e sem sol e uma brisa ótima que vinha do mar, resolvi acelarar um pouco, mas sem comprometer meu corpo, afinal ainda tinha 17km a frente. Passei, então, a praia do Leblon, Ipanema e Copacabana, onde viramos na Avenida princesa Isabel, marcando ali cravados 11km.

No Km13 foi distribuido Gatorade e dali pra frente, logo depois dos túneis, a corrida passou a ficar diferente, o ar esfriou e diminui a velocidade do km 14 aos 15,5 o suficiente para o Jorge me alcançar. Esse encontro com o companheiro de corrida foi muito bom, pois o tive como passer (ou coelho) o que me permitiu voltar a um bom ritmo de corrida. Fomos no mesmo ritmo até perto do km 20, dali pra frente resolvemos fazer um sprinter (correr num ritmo mais veloz) e aceleramos. Posso jurar que esse 1,1km final é maior do que o indicado. Enfim cruzamos a linha de chegada, em uma das melhores corridas que já participei, tanto pelo local como pelo me sentir bem. Acredito que me consolidei agora para a categoria das meias maratonas.

Aguardamos anciosos agora a chegada da São Silvestre, uma vez que esse ano conseguimos que mais amigos se inscrevessem para se divertirem conosco nessa corrida de confraternização para finalizar o ano.

sexta-feira, 13 de março de 2009

E lá se foi a primeira..

Ao contrario do que aparenta, o desafio de correr em uma nova categoria de corrida vai além de cruzar sua linha de chegada a primeira vez.


Minha primeira corrida de rua foi a 82ª São Silvestre (2006). Estreei minha vida de corredor de rua em uma corrida de 15 Km, com muitos poucos, curtos e distantes treinos um do outro poucos meses antes. Nesse dia descobri que não basta apenas estrear, vc tem que se adaptar e se acostumar com essa distancia para que não se torne apenas uma unica corrida e que essa distancia não seja abandonada assim que estreiada.

Nunca havia corrido 8km até aproximadamente 1 mês antes do tão esperado 31 de dezembro de 2006, assim como nunca havia corrido meus primeiros 10km até 4 dias antes.

Finalizei a corrida de virada de ano não me sentindo com "A Missão Cumprida", mas sim com "Uma Missão Iniciada". A chegada não foi um final e sim uma porta aberta para um novo inicio. Sabia que não estava apto a correr 15km, precisei de muito esforço, muita força de vontade e o incentivo positivo de meu tio me acompanhando por todo percurso para completa-la, ainda que em alguns momentos a passos lentos e curtos, mas sem me dar ao luxo de andar.

2007 foi um ano de poucas provas e alguns poucos treinos por falta de consiliação de horario da corrida com trabalho, faculdade e viagens. 31 de dezembro estava eu mais uma vez, correndo a 83ª edição da São Silvestre, com meu tio sacrificando sua prova novamente para me acompanhar, o que foi de primordial importancia mais uma vez.

2008 iniciei o ano diferente, a corrida tomou um espaço maior. Janeiro, Fevereiro e Março foram de treinos diarios intenços e passei a competir em provas de 10km como as 02 primeiras do circuito das estações adidas em São Paulo e o circuito da caixa e os 70 anos do Popular em Goiânia. Nesse ano, juntaram-se à equipe 02 grandes amigos, Kalel e Jorge, que tb se dedicaram aos treinos e participaram conosco da São Silvestre. Nesse ano, além de me sentir confortavel em correr os 15km, tivemos o privilégio de ter nossa foto no divulgada no site do terra (como consta em uma das postagens anteriores neste blog). Me senti, não com a missão cumprida, mas com a necessidade de aumentar a marcha. Terminei a São Silvestre "inteiro", sabendo que era hora de um novo desafio.

Não vai ser diferente dessa vez! O 1º desafio, estrear na 1/2 Maratona foi cumprido, a necessidade de estar melhor preparado para a prova ja foi dispertado. Resta agora, em 2009, dedicar a muitos treinos, para que essa distancia não seja um peso e sim, seja superada com facilidade, abrindo as portas, então, para as Maratonas.

Segue o video da minha chegada:

sexta-feira, 6 de março de 2009

Meia Maratona Internacional de São Paulo - 08/03/2009

E lá vamos nós para a Meia Maratona Internacional de São Paulo. Sairemos no sábado (amanhã!!!) pela manhã, já que não haverá entrega dos kits no dia da prova. Sendo assim, ficaremos hospedados em um hotel em São Paulo.

Eu, Bruno e Tim vamos correr a meia maratona. Já o Kalel a prova de 10km.

Confesso que estou um pouco preocupado, já que relaxei um pouco nos meus treinamentos. Não por falta de vontade, mas pelos compromissos que venho carregando. Creio que não estou muito bem preparado para encarar 21km, porém vou tentar.

O calor é outro fator que me preocupa. Aqui em SP está fazendo um calor infernal. Há muito tempo não se via um "sol tão quente". Preocupante, já que acabou o horário de verão e a prova começa as 8:00 hs. Mesmo assim, pretendo fazer o tempo entre 2h10min e 2h20 min. Depois contamos aqui o nosso tempo! =)

Sorte para nossa equipe!

Abraços!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

DurexMadonna


Iniciando o mês de fevereiro, quero parabenizar o pessoal (Tim e Alcindo) da equipe DurexMadonna por abrirem o primeiro mês de 2009 ja participando de 02 corridas importantes:

- 26ª Volta ao Cristo de Poços de Caldas/MG
- Circuito Mongaguá de Corridas - 4ª Etapa

O Tim, que já participou de maratonas, e o Alcindo, alcançando sempre seus 5 km, que são nossos Gurús da Corrida, os que nos incentivaram a iniciar, perseverar e aprender a gostar desse esporte maravilhoso.


PS.: Só precisamos nos dedicar mais para criar nomes de equipes tão bons quanto os deles.. hehe

PARABÉNS aos dois!!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Meia Maratona ai vou euuuuuu!!

Assim como proposto na postagem de 19 de janeiro sobre utilizar a tabela de treinos para a 1/2 Maratona de São Paulo a acontecer dia 08 de Março, iniciei meus treinos com uma semana de antecedencia fazendo os trotes, fartleks e rodagem, ja vejo melhoras no meu desempenho para longas.

Corri 12,5 km em 1h e 14min e 50seg em um trecho com bastante subidas. Iniciei o treino as 17h, o clima estava ótimo, com uma garoa deliciosa me acompanhando os primeiros 6km. Fiz uma média de 05min 59seg/Km, o que para mim, em longas, já é um ótimo progresso e apenas com uma semana de treinos.

Segue o mapa do percurso Shopping Iguatemi São Carlos --> Estádio Municipal de Ibaté. Ele tem um total de 15km, cumpri com o proposta de correr 1h e 15 min, atingindo os 12,5km.



O link para o mapa é: http://www.webrun.com.br/ondepraticar/mapa/index/id/4022


Sampa nos aguarde para minha primeira 1/2.

DICA: Aos Corinthianos (como eu) ou palmeirenses, vale lembrar que haverá clássico nesse dia, provavelmente no Morumbi. Estender a estada na capital paulista para torcer pelo seu time vale muito a pena. A venda dos ingressos deverão estar em breve a venda!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sport Tracks



Baixei esse programa, Sport Tracks, ele é free pra testar e iniciei meus treinos para a meia maratona de sampa utilizando-o.

É de fácil utilização e gera gráficos que facilitam muito o acompanhamento. Pode inserir locais de treino e provas utilizando mapas do google.

Até aki estou gostando.. vale a pena testar.

O site para download é: http://www.zonefivesoftware.com/SportTracks/

Bons treinos

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

1/2 Maratona de São Paulo

Nada melhor a cada ano q começa-los com um novo desafio. 2009 será o ano das 1/2 Maratonas para mim.

Iniciei minha vida de corredor de rua em meados de 2006 e minha primeira prova foi a São Silvestre. A primeira vez q corri 8 km havia sido no inicio de dezembro daquele ano e meus primerios 10 km dia 27 antecedendo a prova. Foi bem desgastante, mas completei a prova sem andar em nenhum trecho. 2007 e 2008 foram anos de poucos treinos, apenas aos finais de semana basicamente, o que fez da São Silvestre nestes 02 anos a prova de maior desafio.

Com a faculdade concluída em 2008, passo a ter meus finais de tarde e noite livres para me dedicar diariamente a treinos. Certamente a 1/2 Maratona é a pedida exata para um bom desafio.

Com base numa planilha de treino para São Silvestre da revista contra Relógio de Novembro de 2008, pg. 17, montei tb de 06 semanas para a meia maratona... segue a planilha abaixo:




LEGENDAS:
Trote: Ritmo suave
Fartlek: Ritmo Forte na aceleração e fraco na recuperação. O fartlek prevê estímulos alternando entre acelerações (fortes) e trotes (fracos). O primeiro número sempre corresponde ao estímulo forte (aceleração) e o segundo à recuperação. Ex: 1 x 2, significa 1min forte por 2min trote. O número de repetições está compreendido entre 12-15 vezes.
Rodagem: Ritmo confortável
Fracionado: Ritmo Moderado. No treino fracionado, entre as repetições propostas, realizar um trote para recuperação de 400m (entre os 2.400m) e 800m (entre os 3.200m).
Força geral: Flexões de braços: 3 x 15; Agachamentos: 3 x 20; Abdominais: 3 x 20; Panturrilhas: 4 x 30; Lombar: 3 x 10.
Ao iniciar e finalizar os treinos de fartlek, força geral e fracionado, realizar um trote entre 10 a 20 min, alongando-se ao final.


Será ótimo receber sugestões de treinos.

Aos que tem um objetivo de boas meias maratonas esse ano e a todos os demais que se dedicarão a alcançar seus objetivos propostos para 2009, ótimos treinos.

by bRuNo

domingo, 18 de janeiro de 2009

Qual tênis usar?

Olá, navegante da internet!

Um dúvida que estou tendo no momento e, pelo que venho percebendo, que muitas pessoas têm, é a escolha do tênis ideal para a prática de corridas. Pelas minha leituras na internet, descobri que essa escolha depende do seu tipo de pisada. Isto mesmo, o jeito com que você pisa no chão!

Existem basicamente três tipos de pisada: a neutra, a pronada e a supinada. Estima-se que 45% da população possui o tipo de pisada neutra, 50% pisada pronada e apenas 5% a pisada supinada.

Encontrei um guia do tênis (de 2008) bem legal no site da webrun. Quem está com dúvidas quanto ao tipo de pisada e a escolha do tênis, vale muito a pena dar uma olhada. Acho que já identifiquei o meu tipo de pisada e já escolhi o meu tênis! : )

Abraços!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

São Silvestre 2008


Gosto de correr marcando tempos e superando marcas, mas gosto mesmo de sair por ai seja por cidades, campos, pistas, beira-mar, parques ou onde quer que possa realizar a prática desse esporte sem preocupação com clima, horário ou coisas do dia-a-dia, apenas pensando nas coisas boas da vida, família, amigos, deixando o pensamento correr sobre a grandeza das criações de Deus, sejam elas imensas ou minúsculas ou, ainda, não pensando em nada, apenas deixando o vento bater sereno no rosto e o suor caindo em terra.

Nenhuma prova melhor para iniciar nosso papo sobre correr por prazer no Blog q a tradicional corrida de São Silvestre.
Após correr 02 anos (2006 e 2007) resolvi, nesta prova de 2008, fazer festa e aproveitar pra fechar o ano em clima de confraternização e descontração a ponto de correr com um chapelão na cabeça e uma buzina nas mãos. O resultado foi ótimo, mantive o meu tempo normal e, mesmo com toda gritaria e risadas, terminei a prova sobrando fôlego.

A multidão incentiva o trajeto todo, bem como o bom humor e ótimas risadas. Desde a primeira curva, ao iniciar o trecho da consoloção, já se houve gritos como "Jah ta acabando!!" ou "Só falta 14km!!". Ouvir a galera com alto-falantes, com musica alta e com bandeiras de time nos prédios no elevado costa e silva, tomar banho de mangueira na Av. Margarida, sambinha nos bares da Av. Brigadeiro, entre a Av. Rio Branco e o Teatro Municipal a galera oferecendo cerveja para os corredores, frases como "Brigadeiro, cade vc?! Eu vim aki só pra te ver!!" e ultrapassar o Flash são tradição e momentos inesquecíveis nessa corrida.

Foi ótimo correr na companhia dos amigos Jorge, Kalel e Tim, fechar o ano com uma prova ótima como a São Silvestre e ainda ter o bônus de ter uma foto publicada no site do terra (http://esportes.terra.com.br/galerias/0,,OI80567-EI1137-FI943818,00.html).

Momento da minha chegada e do Jorge:

Passando a linha de chegada com 1h51min33seg no tempo bruto